quarta-feira, 23 de março de 2011

Isso é cidadania


Minha mãe,que mora em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, teve seu computador queimado na última quarta-feira, por conta de uma forte descarga elétrica que atingiu a cidade durante um temporal que causou vários danos à comunidade.

Várias pessoas tiveram aparelhos eletroeletrônicos queimados por conta da descarga elétrica.

Ela está muito pesarosa, pois o computador é uma importante ferramenta que ela usa para se conectar com seus sete filhos que moram fora da cidade e até do país  e para se manter informada sobre o mundo.

Perguntei a ela o que ia fazer diante do ocorrido. Ela disse que ira ter que comprar outro computador, pois o dela não tinha conserto, havia queimado todo.

Na verdade, minha mãe  não sabia que a empresa Cemig,  responsável pelo fornecimento de energia no Estado é a responsável direta pelo dano que ela e seu computador sofreram. É a empresa que tem que cobrir os prejuízos materiais em quiçá morais, sofridos por minha mãe e outros moradores de Conceição.

Em toda relação de consumo, o fornecedor  tem obrigação de oferecer segurança e qualidade do serviço prestado e o cliente, por sua vez, tem a obrigação de pagar pelo serviço usufruído. Se o fornecedor não prestou o serviço da forma devida, ele tem que ser responsabilizado.

Por issom sugeri a ela que se juntasse às demais pessoas que sofreram danos semelhantes e fossem conversar com o representante do Ministério Público Estadual na cidade e pedir orientações de como proceder. O promotor tem o dever constitucional de atender às demandas da sociedade por justiça.

Minha mãe ficou animada e disse que vai tentar fazer isso. Que vai buscar os seus direitos! E nós vamos acompanhar tudo.e narrar aqui o desenrolar da história.

Isso é cidadania.


Leiam a matéria da Band sobre o temporal na cidade:

Quinta-feira, 17 de março de 2011 - 16h12      Chuva assusta moradores de Conceição do Mato DentroB

AND. MINAS GERAIS




Uma chuva forte ontem à noite, causou muitos transtornos em Conceição do Mato Dentro na região central de Minas - cidade a 170 quilômetros de Belo Horizonte. Ruas e casas ficaram alagadas no centro do município. Uma casa desabou. A prefeitura dedecretar situação de emergência. a situação é mais grave na zona rural da cidade, com estradas vicinais interditadas. Prejuízo para produtores que não conseguem escoar a produção de leite.

Duas pontes caíram. A cidade de pouco mais de dezoito mil habitantes não tem defesa civil e foi atendida pelos bombeiros de vespasiano que levaram seis horas para chegar ao local. Não há informações sobre feridos. Até agora minas tem 132 municípios em situação de emergência.18 pessoas morreram desde o início do período chuvoso.


Leiam a ,matéria do www.uai.com.br


Chuva causa estragos na cidade de Conceição do Mato Dentro

Cristiane Silva



Publicação: 17/03/2011 12:09 Atualização: 17/03/2011 12:13

Os moradores de Conceição do Mato Dentro, na Região Central do estado, contam os prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade no fim da tarde de quarta-feira. A Secretaria de Assistência Social do município trabalha juntamente com a Defesa Civil no apoio às famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas por causa das chuva


Segundo o setor da prefeitura, a forte correnteza do Rio Santo Antônio, que corta a cidade, alagou várias ruas, atingindo casas e derrubando a ponte que é um dos principais acessos à zona rural de Conceição do Mato Dentro e municípios próximos. Os prejuízos ainda não foram contabilizados. Conforme a Secretaria, casas desabaram e a praça no centro da cidade foi parcialmente danificada.


Nesta quinta-feira, algumas escolas não abriram e outros serviços também foram interrompidos. Ainda de acordo com o órgão, a prefeitura já começou a elaboração de um relatório para decretar situação de emergência junto à Defesa Civil Estadual.



4 comentários:

João luiz da Silva Jr. disse...

É isso aí Débora. Se aceitarmos tudo como culpa da natureza, nunca seremos respeitados como cidadãos. Aquele abraço para você e para sua mãe

João luiz da Silva Jr,

Déborah Rajão disse...

Oi, Júnior, obrigada pela sua opinião e apoio. Outro forte abraço.

simone disse...

dinha, esta foto é copia da web né? ficou parecendo que o computador de mamae ficou em chamas como este!!! não foi assim né? ou foi?????

Déborah Rajão disse...

Oi, Simone, trata-se de uma foto simbólica mas se tivesse pegado fogo como mostra a foto, o resultado seria o mesmo, ou seja, perda total....
Beijos,
Déborah