sexta-feira, 24 de abril de 2009
A sua pressão é normal?
Eu não sofro desse problema mas, conheço várias pessoas atingidas por esse mal. Também sei o quanto ele pode ser lesivo ao nosso organismo. Falo da Hipertensão Arterial, doença que costuma ser silenciosa e traiçoeira.
Com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a Hipertensão, realizamos hoje, no Revista da Tarde, na Rádio Inconfidência AM 880,uma entrevista sobre o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, próximo domingo.
Instituído em 2002 por lei federal, a data tem o objetivo de informar a população sobre a hipertensão,que acomete mais de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
Atualmente, considerando a população com mais de 30 anos, as internações decorrentes dessa complicação representam 20% do total registrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fatores de risco como obesidade, excesso de colesterol, estresse, vida sedentária e consumo exagerado de sal agravam o problema. Conheça agora um pouco mais sobre o assunto:
1) O que é Pressão Arterial?
É a força com que o sangue circula pelo organismo após ser bombeado pelo coração. A pressão é diagnosticada como normal em 120 (máxima) e por 80 (mínima) por milimetros de mercúrio (mm Hg).
2) O que é Hipertensão?
Quando a pressão arterial ultrapassa 14 por 9, e se mantém nesses níveis, é dado o diagnóstico da hipertensão. Em geral ela é assintomática e quando o portador percebe, descobre que já possuía o problema há anos.
3) O que causa a hipertensão?
Esta situação pode ser desencadeada por fatores genéticos, estreitamento da aorta, doença nos rins, diabetes, e distúrbios da tireóide. O excesso de peso também é outro fator de risco, e uma maneira de avaliar é medir a circunferência abdominal, que não deve ultrapassar 94 cm no homem, e 80 cm na mulher. Contudo, em 90% dos casos, as causas não são identificadas. “O controle do estresse e o abandono do tabagismo também são essenciais para o combate à doença.
4) Consequências da Hipertensão
Derrames, Insuficiência cardíaca e Insuficiência renal.
5) Principais Sintomas
Tonturas, dor de cabeça, sangramento pelo nariz, palpitação e vista embaçada.
6) Como prevenir?
Praticar atividades físicas regularmente e prevenir a obesidade através de uma alimentação saudável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário