sexta-feira, 22 de maio de 2009

Para emagrecer não é preciso sofrer.


Quem é que não sonha com uma silhueta esbelta, livre daquelas indesejadas gordurinhas que só servem para atrapalhar na hora de vestir aquela roupa linda, de colocar um biquíni e de se olhar no espelho...

Além da questão estética, o excesso de peso é um desencadeador de doenças como: diabetes, problemas no coração, hipertensão, câncer, entre várias outras.

Infelizmente, em nosso país, cresce a cada dia o número de pessoas acima do peso ideal. Se antes o Brasil sofria com a desnutrição, hoje sofre com o excesso de peso da população.

A obesidade vem se tornando uma epidemia, um problema de saúde pública no Brasil. Aqui, 38 milhões de pessoas adultas com mais de 20 anos de idade estão acima do peso ideal e, desse total, 10,8 milhões são consideradas obesas. Portanto, é preciso que todos nós fiquemos atentos para evitar o ganho excessivo de peso.

Mas, será que é mesmo difícil perder peso? Muitas pessoas acham que para emagrecer é preciso passar fome, pular refeições, comer pouco e sofrer muito. No entanto, é justamente o contrário, conforme mostra esta reportagem abaixo, publicada recentemente pelo www.yahoo.guiadasemana.com.br:

“Para emagrecer, não é preciso sofrer. Muito menos passar fome. Na busca pelo corpo perfeito, muitas mulheres passaram a comer poucas vezes ao dia, o que termina sendo compensado em grandes quantidades. Mas dividir a alimentação em pequenas refeições diárias, com intervalos regulares de 3 horas, traz muitos benefícios para a saúde e o corpo. "Além de proporcionar uma maior variedade de nutrientes e uma melhor absorção deles, esse hábito também ajuda a manter o metabolismo acelerado, evitando o ganho de peso", explica a nutricionista Priscila Di Ciero.

"É praticamente impossível conseguir tudo o que você precisa com apenas três refeições", ela continua. "O volume e a mistura são tão grandes que a biodisponibilidade (o quanto seu organismo absorve dos nutrientes) é muito baixa". Além disso, passar longos períodos sem comer faz com que seu corpo passe a estocar gordura, como se estivesse criando reservas para possíveis situações de escassez.

"É um mito acreditar que pular refeições ajuda a emagrecer", comenta Priscila. "Nessas situações, o corpo começa a queimar proteína, ou seja, você está perdendo massa muscular e água". Ficar muito tempo sem comer também provoca hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que causa sensações de mal-estar, tontura e fraqueza, além de dores-de-cabeça.

Quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade, o que além de benefícios para a saúde, contribui para a perda de peso. "Não adianta comer várias vezes ao dia um bombomzinho", diz a nutricionista. Além do café da manhã, do almoço e do jantar, deve-se incluir lanches intermediários na dieta, com alimentos leves e nutritivos.

Confira as orientações da nutricionista sobre o que comer em cada refeição:

Café da manhã: carboidratos integrais (pão, torrada, cereais, aveia, granola), fruta (in natura ou suco) e uma proteína magra (leite ou iogurte desnatados, queijo branco). Para beber, um suco natural, leite desnatado ou bebida à base de soja.

Almoço e jantar: carboidrato (arroz ou massa integral), proteína vegetal (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja), proteína animal (para quem come carne, um bife, frango (sem pele, pois tem muito colesterol) ou peixe, sempre grelhados, cozidos ou assados, sem a gordura aparente) e o grupo dos reguladores (saladas cruas, folha verde cozida ou refogada e legumes variados - grelhados, cozidos ou no vapor).

Lanches nos intervalos: castanhas, torrada integral, geléia de fruta, frutas in natura, barrinha de cereais, iogurte e queijo magros; para beber, chá de ervas, sucos de frutas ou bebidas de soja.”

Dica: Para mudar os hábitos, deve-se começar diminuindo a quantidade do que se come nas refeições principais. Naturalmente, você vai sentir fome um tempo depois. Por isso, introduza um pequeno lanche no seu cardápio diário, até o corpo ir se ajustando e isso se tornar automático.

www.yahoo.guiadasemana.com.br

Nenhum comentário: