sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Seria melhor sem os animais

Cidades,ambiente e turismo






No último final de semana fui fazer compras no Mercado Central de Belo Horizonte, um lugar que eu adoro e onde encontro uma grande variedade de produtos alimentícios de boa qualidade principalmente, os maravilhosos queijos Canastra de Araxá, São Roque de Minas e do Serro além de especiarias, temperos e outros produtos que só compro lá.

Pelo menos uma vez por mês vou ao Mercado Central e sempre tenho grande prazer de rodar pelos seus corredores repletos de barracas e pessoas. 

A única coisa que não gosto no Mercado Central e sempre evito, é caminhar pelo corredor onde ficam expostas em gaiolas várias espécies de animais como filhotes de cães e pássaros.

Não gosto e morro de pena de ver tantos animais presos, além do cheiro do lugar não é nada agradável.

Dessa última vez que lá estive fui caminhando, entrando e saindo por diversos corredores  e quando me dei conta estava justamente no setor dos animais e não tive jeito de escapulir. Aproveitei então para tirar algumas fotos dos passarinhos presos.

Enquanto fotografava, um segurança do local disse-me que não era permitido clicar os animais e que eu poderia fotografar qualquer coisa exceto os pobres bichinhos engaiolados.

Fiquei intrigada com a proibição.Será que a administração do estabelecimento tem medo de que, através das fotos, seja revelada a situação constrangedora a que esses animais são submetidos?

Sinceramente, acho um absurdo tantos animais serem expostos a uma situação estressante como vivem no Mercado Central. Para mim, essa é a grande mácula desse espaço tão tradicional de Belo Horizonte. Com certeza, o Mercado seria muito mais legal e agradável de se visitar se não tivesse essa ala de comércio de animais.

Eu já havia fotografado os bichinhos antes do guarda me proibir e como não apaguei as fotos, aproveito para postá-las aqui como forma de protesto contra o aprisionamento de cães e pássaros em um espaço inadequado, “desumano” e malcheiroso que é o corredor de animais do Mercado Central.






3 comentários:

Unknown disse...

Oi, minha querida! Também não gosto de ver como os bichinhos ficam lá no Mercado, o lespaço tem um cheiro nada agradável, mas o Mercado Central é um
lugar especial, mágico até... Vou sempre q posso, pois a qualidade dos produtos az toda diferença! parabéns pelo blog! Além de sua amiga, sou sua fã! Bjs Leni

Déborah Rajão disse...

Oi, minha amiga. Que bom receber sua visita no blog.
Também amo o Mercado mas detesto ver os animais presos em gaiolas. Morro de pena e acho que eles deveriam acabar com o comércio de animais no local.
Obrigada pelo seu carinho. Também adoro você.
Beijo grande.

Mara disse...

Concordo plenamente! Bjos.