quinta-feira, 16 de abril de 2009

Melhor? Impossível! Feriado em Búzios!


Nesta sexta-feira, 50 pessoas da família Rajão, da qual faço parte, saem de Belo Horizonte para passar o feriado em Búzios, no Rio de Janeiro, onde participam do casamento de um dos membros dessa numerosa família de origem portuguesa.

Búzios é uma cidade encantadora, de natureza exuberante e praias maravilhosas, que na década de 60 atraiu e conquistou a atriz francesa Brigitte Bardot. BB, por sua vez, também conquistou os buzianos, que a homenagearam com uma bela estátua na famosa e charmosa orla Bardot, inaugurada em 1999.

Com aproximadamente 8 km de extensão e uma população de 20.000 habitantes, a península de Búzios fica localizada a 625 quilômetros de Belo Horizonte-MG e a 170 da capital Rio de Janeiro.

Banhada pelas correntes marítimas da Antártida e do Brasil, ao norte, Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes como Tartaruga, Azeda e João Fernandes e ao Sul, as praias geralmente de mar aberto, possuem águas um pouco mais frias como em Geribá e Tucuns e ainda algumas enseadas como Ferradura e Forno. São mais de 20 opções de praias.



A cidade possuí um estilo arquitetônico próprio, onde todas as construções não podem ultrapassar 2 andares.

A Rua das Pedras é a mais famosa da cidade e tem pouco mais de 600 metros de extensão mas, reúne o que há de melhor no mundo urbano: a moda, arte e gastronomia.



Viajando um pouco na história, mil anos antes dos Portugueses chegarem ao Brasil, a região de Búzios era habitada pelas tribos indígenas Tamoios e Goitacases. Favorecidos pela pouca defesa propiciada por Portugal para as costas brasileiras e pela generosidade do litoral com inúmeras enseadas e portos naturais, piratas franceses, ingleses e holandeses desenvolveram intensa atividade na área.

Em 1555, a França, através da invasão do Rio de Janeiro, estabeleceu a chamada França Antártica. Criando bons relacionamentos com os índios da região, os franceses apossaram-se da península e construíram lá bases de proteção e estocagem de madeira, principalmente, o Pau-Brasil.

Em 1575, o então governador do Rio de Janeiro, D. Antônio Salema, retornou à região, massacrou os índios e passou a controlar a área. Mas, logo em seguida, os franceses, com o auxílio dos índios Tamoios, retomaram a situação. Foi somente em 1615, após uma série de lutas que os Portugueses, dessa vez apoiados pelo índio Araribóia, expulsaram definitivamente os franceses da região.

Com o fim das atividades extrativas, a pesca artesanal se constituiu a única fonte de renda do município.

Conheça os principais pontos de ecoturismo em Búzios:

Ponta da Lagoinha: O local fica situado a cerca de 300 metros da Praia da Ferradura. Sua formação rochosa retém a água lançada pelas ondas formando uma lagoa de águas límpidas e cristalinas em Búzios.

Pontas das Emerências: O acesso é feito através de estrada, que liga o asfalto à trilha. O lugar fica no canto direito da Praia de Tucuns, que também é um dos locais mais procurados de Búzios. Saiba mais...

Ponta do Criminoso: A atração oferece diversos locais com belas vistas das Praias de João Fernandes e Brava. O lugar é recortado por uma estrada de Búzios e ainda conta com uma pequena praia escondida.

Reserva de Tauá: A reserva possui diversas espécies características da vegetação de restinga e Bosques de Mata Atlântica. Além disso, as bromélias fazem um espetáculo a parte com sua diversidade e colorido. Saiba mais...

Restinga de Tucuns: Com uma vegetação remanescente de restinga, Tucuns possui uma trilha leve, chamada Trilha das Pitangueiras, pois ao longo de seu percurso encontrarmos muitas destas árvores característica de restinga.

Trilha para as poças: Os aventureiros de Búzios que chegam ao final da trilha encontram uma costão denominado Poças das Tartarugas, que são piscinas de águas salgadas entre o costão e o mar.

Ilha do Caboclo: Fica situada a 200 metros da Praia do Canto e é considerada uma reserva ecológica pelos visitantes e moradores de Búzios.

E o tempo promete ficar bom em Búzios neste feriado. Confira:

18 Abr Ensolarado 25°C 22°C
Índice UV: 9 Alto
19 Abr Ensolarado 26°C 23°C
Índice UV: 9 Alto
20 Abr Pancadas esparsas 25°C 23°C
Índice UV: 8 Alto
21 Abr Parcial. nublado 24°C 21°C
Índice UV: 8 Alto


É isso aí! Uma boa viagem para todos nós, protetor solar na bolsa, muita alegria no coração e um ótimo feriado para todo mundo!

Fonte:www.buziosonline.com.br e www.buziosturismo.com.br

2 comentários:

Cathwillows disse...

E eu não vou! :(

Jane Rajão disse...

Melhor impossível, mesmo!

Que tudo seja só alegria!