terça-feira, 28 de abril de 2009

Vale a pena conhecer para ler e ler para conhecer.


Feche os olhos e imagine você, no conforto do seu lar, sentadinho em frente ao seu computador, visitando bibliotecas de vários países, lendo livros raros e até mesmo manuscritos do século 12. Tudo de bom, não é mesmo?

Agora, abra bem os olhos e veja que isso não é apenas um sonho e sim, mais uma das maravilhosas possibilidades de se obter conhecimento que o mundo virtual nos oferece.

É que nesta terça-feira, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura( Unesco) lançou a Biblioteca Digital Mundial, que vai permitir aos interessados consultar, gratuitamente, pela internet, o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles, o Brasil.

Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco, que já pode ser acessado através do www.wdl.org. A nova biblioteca virtual possui sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.

Entre as preciosidades do site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.

Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.
A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco.

O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.

Fonte: www.bbcbrasil.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

viva o positivo da TECNOLOGIA-Net
Grato pela divulgacao do site!