quinta-feira, 7 de maio de 2009

Para viver sem "AIS", use florais, uai!


Depois que comecei a usá-los a minha vida mudou. E muito. E para melhor. Depois que comecei a usá-los adquiri mais calma interior, mais equilíbrio, fiquei menos ansiosa e consequentemente, mais feliz também.

Falo dos florais, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde-OMS como uma terapia complementar para ajudar as pessoas na manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Os florais são tomados em poucas gotinhas, que têm se mostrado eficazes e não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.

Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais.

Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência etc.

Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em consequência disso, seus efeitos se tornam visíveis no âmbito comportamental. Trata-se de um efeito que se apresenta de forma gradativa. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis(mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar no campo orgânico/físico.

Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam mas, sim, que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós virtudes que estavam adormecidas.

Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade ou sugestionabilidade de quem os utiliza. Prova disso está em sua larga ação na veterinária, em recém-nascidos, deficientes mentais e em pessoas em estado de coma.

O mais legal do floral é que a pessoa pode escolher as essências que ela acha que irão ajudá-la. Ela pode se auto-prescrever de acordo com suas próprias demandas. Para isso, eu sugiro que os interessados entrem no site www.floraisdeminas.com.br para conhecer mais sobre a terapia floral, as essências e suas diversas funções.

Eu fiz uso por cerca de 4 meses de florais com as essências Feminallis e Calmin, que tratam os efeitos da TPM e do Climatério e usei também Levitate e Solanis, que servem para controlar ansiedade, a gula e ajudam na reeducação alimentar também. Todas elas são "Florais de Minas". Além dos Florais de Minas, existem os de Bach, Australiano, Californiano, Filhas de Gaia, entre outros.

Hoje não sinto mais necessidade de continuar a usá-los, pois já me sinto livre de todos os sintomas que antes me incomodavam.

E nesta quinta-feira, eu trouxe para você, uma reportagem que também fala dos florais, especificamente de essências que vão ajudar os motoristas a enfrentar, com tranquilidade e equilíbrio, o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades.

Trata-se de uma reportagem divulgada pelo www.yahoo.com.br, que vale a pena conferir:

"Descobertos nos anos 1930 pelo médico inglês Edward Bach, os florais são essências extraídas de determinados tipos de flores e usados para equilibrar o emocional. Não contêm química ou princípio ativo – como na fitoterapia ou alopatia. Por isso, não causam efeito colateral e podem ser uma opção de tratamento para desequilíbrios causados pelo trânsito.

“As essências transformam estados mentais e emocionais negativos em positivos. Elas não modificam nossa personalidade, apenas a equilibram”, explica a terapeuta floral, Simone Filkauskas Sequeira, professora dos Cursos de Terapia Floral de Bach, do Instituto Ahau de Terapeutas Especializados.

O princípio atuante nos florais, explica Simone, é o que médico intitulou de “Lei dos Opostos”, isto é, a essência deve possuir uma vibração, ou virtude, oposta à emoção que se quer tratar.“Se você tem medo, seu floral deve conter a vibração da coragem, se sente depressão, a essência correspondente trará como virtude oposta a alegria de viver”.

Tirando as emoções do acostamento

É possível lidar bem com as situações estressantes do trânsito? Há onze anos trabalhando com florais e acostumada a atender pacientes cujo trânsito é a principal queixa, a terapeuta é otimista. “O fato de não conseguirmos reflete que algo não está bem internamente. Se a pessoa está em equilíbrio e bem consigo mesma, será fácil ter autocontrole e lidar com as situações difíceis e desafiadoras do dia-a-dia”.

No processo de reequilíbrio provocado pelo floral, explica a terapeuta, a pessoa pode pensar que a essência está fazendo efeito contrário, já que a coloca em contato mais direto com a emoção. “Os florais atuam de forma sutil, mas profunda. Se a pessoa está negando algum sentimento, se está acumulando raiva ou ‘engoliu muitos sapos’, o floral fará emergir esse sentimento como num processo de purificação”, diz.

6 essências florais para recauchutar
Na perspectiva do doutor Bach é preciso tratar “os doentes e não a doença”, por isso, duas pessoas com o mesmo problema podem ser tratadas com essências diferentes. Para os sintomas clássicos do trânsito, entretanto, Simone indica algumas essências que podem auxiliar o motorista a ficar bem mesmo “no mais aterrorizante congestionamento”.

CHERRY PLUM – Esse floral traz autocontrole. É ideal para as pessoas que se irritam facilmente no trânsito, agem de maneira descontrolada, impulsiva e, devido à dificuldade de se controlar, acabam agindo sem pensar: xingam, buzinam, dão fechadas, saem do carro para brigar ou agredir algum outro motorista física ou verbalmente.

IMPATIENS – Este floral também é uma " benção" para os congestionamentos de hoje em dia, pois traz paciência. Muito indicado para pessoas que não suportam esperar, para quem se irrita ao ficar preso no trânsito, atrás de um carro que dirige muito vagarosamente ou se tiver qualquer tipo de obstáculo na estrada que o forcem a esperar. Esse tipo de pessoa possui um ritmo de vida acelerado, precisam se movimentar. Por isso, se tiverem que ficar parados ficam profundamente incomodados. Muito indicado para aqueles motoristas que “costuram" no transito, invadem outras pistas e correm o risco de sofrer um acidente grave e ainda colocar em risco a vida de outras pessoas.

HOLLY – Para os motoristas que costumam sentir muita raiva, que acaba gerando agressividade. Uma característica comum nesses casos é o desejo de vingança, como o de perseguir o carro que deu uma fechada, furar o pneu do carro que estacionou na vaga desejada e assim por diante. Este floral traz o sentimento de que tudo ocorre da melhor forma possível. Trabalha a raiva, transformando-a em aceitação.

MIMULUS – Indicado para os que têm medo de dirigir e, por isso, ficam muito tensos quando estão ao volante. O floral traz coragem.

CLEMATIS – Floral para as pessoas distraídas, que não prestam muito a atenção ao seu redor. Passam o sinal vermelho sem perceber, provocam batidas e acidentes por pura distração. Esse floral traz centramento e atenção no que estamos fazendo.

RESCUE – É o floral emergencial que resgata o equilíbrio em situações de tensão, medo, ansiedade e nervosismo. Para ser usado quando ocorre uma batida, um acidente ou qualquer acontecimento em que nos desequilibramos e precisamos nos " centrar" novamente para resolvermos a situação que nos encontramos. Bom para se ter na bolsa, na pasta ou no próprio carro.

Os florais podem ser adquiridos em farmácias de manipulação. Recomenda-se tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. Limpando as velhas emoções, você pode surpreender-se com uma nova paisagem de si mesmo. Permita-se".

___________________________________________
Instituto Ahau de Terapeutas Especializados
http://www.ahau.org/

Fontes: www.yahoo.com.br e www.floraisdeminas.com.br

2 comentários:

Jorge Purgly disse...

Cara Debora, gostei muito do seu blog e me inscrevi como seu seguidor.
Viste o meu blog em

http://DrBachFlower.blogspot.com

Veja tambem meu artigo sobre sites sociais na Revista Planeta Floral em
http://www.planetafloral.com
e veja meu diretório de sites sociais em
http://xeesm.com/JorgePurgly para saber mais sobre mim.
Um abraço,
Jorge

Anônimo disse...

Oi, tenho tomado floral e realmente parece que o efeito está sendo ao contrário. Devo continuar tomando? Até quando? Estou tomando mimulus, crab apple e impatiens.