terça-feira, 16 de junho de 2009

Menos alardeada, avança a gripe Suína.


A imprensa parou de alardear mas, a gripe A H1N1, que todo mundo insiste em continuar a chamá-la de gripe suína, avança lenta e progressivamente em todo o mundo.


Uma reportagem divulgada nesta quarta feira, pelo site http://www.folha.com.br/ aponta que:


No Brasil já chega a 79 o número de casos da doença. Hoje, o Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo de São Paulo, informou que conseguiu isolar o vírus da doença e detectou uma nova "estirpe" do vírus no país, diferente do que foi registrado pelo CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos) com base em amostras retiradas de pacientes da Califórnia.

Os casos novos foram confirmados em Minas Gerais (2), Santa Catarina (2) e Rio (1). Os pacientes estão em tratamento e passam bem, segundo o ministério.
A distribuição dos casos entre os Estados fica assim: São Paulo (27), Santa Catarina (19), Minas Gerais (11), Rio de Janeiro (11), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

De acordo com o Ministério da Saúde, para todos os casos estão sendo realizadas buscas ativas e monitoramento de todas as pessoas que fizeram contato com os pacientes infectados.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (26), Minas Gerais (17), Santa Catarina (14), Rio de Janeiro (9), Pernambuco (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (2), Tocantins (2), Ceará (1), Distrito Federal (1), Mato Grosso do Sul (1) e Paraíba (1).

Pandemia

Na última quinta-feira (11), a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou aos países-membros a existência de uma pandemia (epidemia generalizada) de gripe suína. O motivo foi a abrangência da doença, que já atingiu diversas regiões do mundo, e não a periculosidade do vírus.
O Ministério da Saúde confirmou nessa segunda-feira (16) mais cinco casos de gripe suína no Brasil, elevando para 74 o número de casos confirmados. De acordo com a pasta, quatro casos foram confirmados em São Paulo, Estado com o maior número de contaminações confirmadas, e um no Distrito Federal.

Segundo o governo, todos os pacientes estão em tratamento e passam bem. Não foram informados detalhes sobre os casos.

Os Estados que possuem casos confirmados de contaminação pela gripe suína são: São Paulo (27), Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (9), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

Sem vacina

O laboratório Novartis afirmou ontem que, em oposição a um pedido da OMS, não vai distribuir gratuitamente aos países mais pobres a vacina que produziu para combater a gripe suína.
A declaração foi feita por Daniel Vasella, conselheiro do laboratório, ao jornal "Financial Times".


Segundo Vasella, o grupo suíço poderia estudar a possibilidade de reduzir o custo das vacinas para estes países, mas não está disposto a entregar o remédio sem custo algum.
"Se pretendem que a produção [das vacinas] seja sustentável, têm que criar incentivos financeiros", disse Vasella, acrescentando que os próprios países em desenvolvimento ou os países ricos devem pagar pelas vacinas com seus programas de ajuda humanitária.
fonte:www.folha.com.br


Em Minas Gerais

Dois novos casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) em Minas Gerais foram confirmados na tarde desta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com as novas confirmações o estado passa a ter 11 pacientes contaminados pelo vírus.

Um dos pacientes é um homem de 45 anos que contraiu a doença por manter contato com outras três pessoas que tiveram o diagnóstico positivo. Esse é o primeiro caso de transmissão do vírus dentro do território estadual.

A outra pessoa infectada é uma mulher de 48 anos que chegou da Flórida no dia 6 deste mês. Ela manifestou os sintomas da doença cinco dias após chegar ao Brasil Os dois pacientes estão sendo monitorados em quarentena domiciliar. Doze pessoas ainda estão sob suspeita e aguardam o resultado dos exames.
Fonte: http://www.uai.com.br/


======================================================


Na minha opinião, para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a gripe suína, devemos manter a qualidade de vida, o astral confiante e elevado, nos alimentar corretamente, de forma saudável. Dormir bem, praticar exercícios físicos , evitar o cigarro e a bebida em excesso também são atitudes importantes para proteger nosso organismo. Desejar o bem às pessoas que nos rodeiam, rir, amar, sonhar, meditar e não estressar também aumentam a resistência das pessoas contra doenças.


No mais é rezar, que também ajuda, e mentalizar boa sorte além de muita saúde para todos nós.

5 comentários:

Cathwillows disse...

EU to gripada! E não tem 15 dias que cheguei de viagem!
Será que é a Influenza?
Se for, manda a OMS vir monitorar CMD inteira, pq ja contaminei todo mundo! Inclusive vc!
Bjs!

Jane Rajão disse...

Déborah querida, adoro ler o seu blog. Vc escreve tão bem que qq assunto fica interessante. Como faço para comentar os posts como seguidora? Não sei colocar meu retratinho como os outros. Me ensina...vai!!
Beijos,
Jane.

blogdadeborahrajao disse...

Cathwillows, espero que não seja a gripe suína, tá? Vc não está tendo febre, não é mesmo? Vc apresenta algum desses sintomas que podem ser semelhantes aos da gripe comum: febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal?
Acho que vc não está com a gripe suína...bem...assim espero...beijos

blogdadeborahrajao disse...

Querida,Jane, vc não imagina o quanto fico feliz e orgulhosa por ter pessoas como vc seguindo o meu blog. Isso me faz muito feliz e aumenta minha responsabilidade ainda mais.

Agradeço muito o seu carinho e de todas as demais primas, como Adriana e Patrícia.

Quanto à foto, acho que ela só aparece quando a pessoa tem um blog e escreve um comentário através dele, entendeu?

Mas, sua foto está na lista dos meus seguidores. Obrigada mais uma vez por acompanhar as minhas postagens e obrigada por gostar dos meus escritos.
Beijo carinhoso para vc.

Ministério da Saúde disse...

Cathwillows,
Se você voltou, nos últimos 10 dias, de algum país onde o vírus da Influenza A (H1N1) está em circulação e apresenta sintomas semelhantes aos da gripe comum, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação. O e-mail fernanda.rocha@saude.gov.br está à disposição para mais informações.