terça-feira, 30 de junho de 2009

As hóstias não podem faltar!



Nessa segunda-feira recebi um email de um conterrâneo que mora em Brasília há vários anos e que esteve em Conceição do Mato Dentro durante a grande festa católica que comemorou o 222° Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos.

Essa tradicional festa religiosa, que acontece de 14 a 24 de junho, reúne milhares de fiéis de todo o Brasil. O romeiros armam suas barracas no entorno do Santuário e lá ficam durante os 10 dias do evento para pagar promessas, agradecer ou alcançar graças, numa demonstração emocionante de fé, resistência e peregrinação que já dura mais de dois séculos.

Em seu email, o conterrâneo Sílvio se queixa de problemas que detectou durante o tempo em que ficou na cidade:

Olá, Débora, também sou natural de CMD, moro em Brasília há 40 anos, participei dos seis últimos jubileus, uma festa que acontece há 222 anos e que deveria ser um evento muito organizado.

A cidade deveria saber receber os romeiros e oferecer a eles uma infra estrutura melhor, como por exemplo, lixeira nas ruas etc.

Mas voltemos ao jubileu: é uma decepção o sistema de som, que deixa muito a desejar, a igreja do Matozinhos clama por uma pintura.... e muitas outras mazelas.

Mas, o que acho um absurdo é faltar hóstias.

Não ter hóstias suficientes para os romeiros é inaceitável.

sds : Sílvio Madureira Filho

Gostaria de dizer ao Sílvio que acho que ele tem razão quando fala, em tom de tristeza, que CMD precisa estar mais preparada para receber os romeiros, que precisa modernizar a infra-estrutura voltada para os fiéis e cuidar melhor de seu patrimônio religioso.

A igreja do Bom Jesus do Matozinhos realmente necessita urgentemente de uma pintura e de outros cuidados. Entretanto, fui informada de que o atual pároco da cidade vai promover atividades beneficentes para angariar recursos que serão usados para pintar e restaurar a igreja. Acho, inclusive, que todos nós, conceicionenses presentes e ausentes, devemos procurar colaborar de alguma forma.

Também concordo com o Sílvio quando ele diz que é inaceitável a falta de hóstias destinadas à comunhão dos fiéís. Já que os romeiros saem de suas casas em recantos longínquos para alimentar sua fé durante o Jubileu em Conceição do Mato Dentro e a comunhão representa o encontro dos crentes com o corpo de Cristo, símbolo máximo do ritual católico, é necessário que o número de hóstias a serem confeccionadas para o evento seja calculado para atender toda essa demanda.

Vamos torcer, Sílvio, para que no próximo ano, essas mazelas que você citou sejam reparadas e que os romeiros e fiéis possam desfrutar com mais conforto e atenção do 223º Jubileu do Bom Jesus de Matozinhos, um dos ícones da fé cristã em Minas Gerais, que merece e deve ser preservado.


.

Nenhum comentário: