sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Chuvas fortes voltam a atingir o país neste final de semana


Depois de uma pequena trégua,a chuva voltar a cair forte sobre vários estados brasileiros, neste final de semana.

Um alerta meteorológico foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, pois a previsão é de que tempestades atinjam 19 estados brasileiros e também o Distrito Federal, entre esta sexta e o próximo domingo.

Veja a reportagem da Folha de São Paulo sobre o assunto:

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, emitiu um alerta de chuva forte às defesas civis de 19 Estados e do Distrito Federal. O alerta é válido para esta sexta-feira, sábado (31) e domingo (1º).

Entre hoje e domingo, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no norte e nordeste do Estado de São Paulo. As chuvas também atingem grande parte do Rio e as regiões do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata, além do sul e centro de Minas.

Já entre esta sexta e este sábado, áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva em Pernambuco e na Paraíba.

Áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva entre hoje e domingo em Goiás, Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Nesses Estados, os temporais também podem vir acompanhados de rajadas de vento forte e descargas elétricas.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamento, assim como encostas, morros e barreiras, onde os riscos de deslizamento aumentam em decorrência das chuvas. O órgão alerta ainda para que as pessoas não trafeguem por áreas que não ofereçam proteção contra raios.

Os alertas preventivos tem como base informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nenhum comentário: