sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A pergunta que não quer calar: existe ou não vida em Marte?

O esotéricos garantem que sim. Os céticos dizem que não. Mas, será que existe ou não existe vida em Marte?

Há pouco tempo assisti a uma reportagem na TV Alterosa, na qual um senhor de 86 anos, residente em Governador Valadares-MG(Brasil), revelava a história de uma abdução que ele teria sofrido há 10 anos.

Ele conta que ia para casa, caminhando pelo pico do Ibituruna, famoso ponto turístico de Valadares e palco de vários campeonatos internacionais de asa delta, quando deparou-se com uma nave espacial pousada em um matagal ao lado da estrada. Segundo ele, dois seres, de cerca de 2 metros de altura, saíram da nave e, de cima de uma escada que não tocava o chão, fizeram-lhe um sinal para que se aproximasse deles.

Ele descreve que a nave era bonita e luxuosa e que o teria levado até Marte. Lá, ele teria sido colocado nu sobre uma mesa, onde fora submetido a exames pelos supostos marcianos.

O mais curioso dessa história é que esse senhor, que estava indo para casa no alto do pico do Ibituruna, em Valadares, no Vale do Rio Doce, teria ficado desaparecido por vários dias sem que ninguém soubesse onde ele estava. E só reapareceu dias depois, quando foi encontrado perdido no meio do mato, em Montes Claros, cidade distante mais de 700 km do local onde fora abduzido. Ele teria sido encontrado por moradores da região, que chamaram a polícia. Os policiais, inclusive, chegaram a fazer um retrato falado dos supostos habitantes de Marte.

Agora, se essa história, contada por esse mineiro é ou não verdadeira, somente o tempo e o avanço das pesquisas poderão dizer.

Mas, será mesmo que ainda estamos tão distantes assim de desvendar esse mistério?
Talvez, nem tão longe assim, como mostra esta reportagem divulgada nesta sexta-feira, pela Agência Reuters:

Telescópios do Havaí detectam metano na atmosfera de Marte
da Reuters


Uma série de observações da atmosfera de Marte, feitas por três telescópios no Havaí, mostram uma vasta quantidade de metano- gás tipicamente envolvido em processos biológicos- misturado com vapor-d'água durante o verão boreal.

A Nasa afirma que não há evidência de que seres vivos estejam produzindo o metano (também produto de atividade vulcânica), mas diz que a mistura de gases é a notícia mais favorável à existência de vida no planeta vermelho até agora.

A descoberta está descrita na edição de hoje da revista "Science" e os pesquisadores concederam uma entrevista coletiva para divulgar a notícia.

"A questão que mais chama a atenção está relacionada mesmo à origem do metano em Marte", afirma Michael Mumma, da Nasa (agência espacial norte-americana).

Segundo o cientista, o gás, que é a molécula mais simples de carbono com hidrogênio, foi produzido por fontes existentes em áreas aquecidas no hemisfério norte marciano.

"Organismos vivos produzem mais de 90% do metano atmosférico da Terra; o resto é de origem geoquímica. Em Marte, o metano poderia ter a assinatura dessas duas origens."

A atmosfera marciana é feita em sua maior parte de gás carbônico, monóxido de carbono, um pouco de oxigênio e vapor-d'água. Mas, nenhum processo conhecido produz metano, e outros compostos na superfície poderiam desintegrá-lo. "A presença significativa de metano implica a liberação recente a partir de reservas subterrâneas", afirmam os cientistas. Mas, segundo eles, a fonte primária do gás é incerta. Ela pode ser ligada à vida ou não.


--------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Danilo Kossoski disse...

Olá, Déborah! Legal receber sua visita no blog Universo e Afins. Já tinha até esquecido do texto ao qual se referiu, sobre a colheitadeira que passou em frente de minha casa.

E... será que há vida em Marte? Você já deve ter visto as fotos das supostas pirâmide que existem naquele planeta, assim como da esfinge. Eu acredito cada vez menos em coincidências. Pode ser que alguém tenha fabricado, realmente, aquelas estranhas figuras na superfície do planeta vermelho. Por outro lado, se é tão difícil pensar que estamos sozinhos no universo, por que não podemos pensar que somos os primeiros? Talvez caiba a nós aparecer em outros planetas, e não o contrário.
Quanto à história da abdução. O que chama a atenção é que tais relatos costumam descrever seres semelhantes, independente da região em que se diz tê-los visto. Há variações, mas a própria descrição de naves espaciais costuma ser pouco variável.
Enfim... Um comentário sem o compromisso de estabelecer respostas.
Abraço.

Anônimo disse...

Olá, Déborah!
Seu blog, uma verdadeira “revista eletrônica”, apresenta assuntos variados e é um convite constante à discussão.
O nível das pessoas que nele opinam é muito bom! Cita-se o caso do Sr. Danilo Kossoski, que me parece uma pessoa sensata e esclarecida.
A meu ver, a questão dos contatos com alienígenas e abduções se relaciona à parte da natureza humana que quer procurar outras formas de vida no universo.
Entretanto, fica difícil a confirmação de relatos desses fatos, pois não se sabe onde começam as fraudes e terminam as alucinações.
Carl Sagan, cuja reputação não se pode questionar, achava que esses eventos, se verdadeiros, seriam absolutamente transformadores na história humana. Assim, suas implicações são tão profundas que temos que exigir os mais rigorosos padrões de evidência.
E o dia-a-dia nos mostra que nunca se confirmam os contatos – imediatos ou não – com seres extraterrestres. Até agora, todos os casos examinados, sem exceção, são fruto de tentativas sensacionalistas, brincadeiras de mau gosto, descobertas científicas anunciadas precipitadamente, golpes publicitários ou alucinações.
A lista é enorme: dentre muitos outros, apontam-se os círculos que apareciam nas plantações de trigo na Inglaterra, a necropsia de um ser de outro planeta nos Estados Unidos em 1947 e a comprovada inexistência dos famosos canais de Marte. Algumas montanhas no planeta vermelho que, a princípio pareciam pirâmides, confirmaram-se como simples montanhas. A primeira foto da própria Face teria sido alterada. Esse “monumento”, na verdade, teria sido esculpido por um lento processo geológico ao longo de milhões de anos.
A Face foi descoberta por uma das Viking que entrou em órbita ao redor de Marte em 1976. Com sua autoridade de cientista renomado, Carl Sagan, no livro O mundo assombrado pelos demônios (Ed. Schwarcz, 5ª reimpressão, 1997, p. 65) afirma que alguns funcionários da NASA intensificaram digitalmente a imagem por sua própria conta. Outros foram menos contidos e chegaram a afirmar que a Face era uma escultura monumental de um ser humano e que havia por perto uma cidade com templos e fortificações. Carl Sagan afirma que uma narina estrategicamente colocada na figura é na verdade um ponto preto correspondente a dados perdidos na transmissão da foto.
O gás metano detectado em Marte tanto pode ser o liberado pela interação entre rochas e água como o produzido por simples bactérias.
O fato de alguém dizer que algo lhe aconteceu não significa que seja verdade. Também não significa que seja mentira. Temos que ser condescendentes. As alucinações podem acontecer.
Até a próxima ocasião.
João Bosco Miquelão