quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Conheça o "Normalizadores"

Hoje quero apresentar a você, leitor, uma pessoa que considero um expert em normas da ABNT-Associação Brasileira das Normas Técnicas.

Ele também é tradutor e revisor. Falo do Sr João Bosco Miquelão, mediador do blog http//normalizadores.zip.net.

Pedi ao Sr. João Bosco, a quem muito admiro e prezo pela competência e caráter impecável, que fizesse uma matéria sobre o Normalizadores, para explicar a importância das normas técnicas e falar sobre o objetivo do blog.

Trata-se de um assunto técnico, de grande relevância, como vocês poderão comprovar, lendo o texto abaixo, escrito por João Bosco Miquelão.

Blog do grupo Normalizadores (http://normalizadores.zip.net/)


O blog nasceu em junho de 2004 da iniciativa de uma turma que participou de um curso de especialização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na cidade de São Paulo. Esse grupo, denominado Normalizadores, é composto de 14 pessoas de várias regiões do país, sendo onze alunos do mencionado curso (a maioria professores universitários), a professora que ministrou o curso e dois participantes convidados.

O principal objetivo do blog, que não tem finalidades lucrativas, é discutir assuntos pertinentes à normalização de trabalhos acadêmicos e outros temas relativos à Metodologia Científica. Vez por outra o blog também atua como uma oficina de palavras e discute soluções para a segurança de dados armazenados em memória de computador.

No Brasil, a organização responsável pela promoção e elaboração de documentos normativos é a ABNT, que há quase sete décadas se faz presente sempre que o assunto é normalização.

As normas da ABNT não são compulsórias, mas, sem dúvida alguma contribuem para a melhoria da qualidade das publicações – os trabalhos acadêmicos são publicações científicas - o que beneficia toda a sociedade.

Por que usar as normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos científicos mesmo em se tratando de uma simples convenção?

Para simplificação da resposta, considere-se apenas o fato de que uma convenção, sendo decorrente de uma aceitação tácita como modo de proceder, quase sempre busca a harmonia e outros objetivos estéticos.

A vida de cada um de nós está repleta de convenções que adotamos no dia-a-dia. Um bom exemplo é o de uma cerimônia de casamento que requer, por convenção, trajes apropriados. Comparecer a um casamento vestido de bermuda e calçando chinelos pode ser considerado um caso de ofensa aos noivos.

Por melhor que se apresente quanto aos aspectos técnicos, uma publicação científica não é bem vista se contiver erros de linguagem ou desrespeitar alguma norma geralmente aceita pela comunidade científica.

A concisão da linguagem culta e a apresentação conforme as normas da ABNT são requisitos indispensáveis ao aspecto formal de um bom trabalho, quer seja uma monografia de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou artigo.

Os integrantes do grupo, especialistas de vários setores, procuram participar das consultas públicas realizadas pela ABNT quando ocorrem estudos para alteração de normas da área de informação e documentação.

Esses profissionais já esclareceram milhares de dúvidas apresentadas por estudantes e professores de todos os estados da federação, assim como de Portugal e até de alguns países africanos de língua portuguesa.

O blog deverá registrar a oito milésima (8.000ª) visita no próximo mês.


Moderador João Bosco Miquelão- Tradutor e Revisor.


Visite você também este blog: http://normalizadores.zip.net/

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito dessa indicação, muito útil para quem precisa de elaborar trabalhos na área acadêmica.
Tive uma bela surpresa: conheço uma das participantes do grupo, a profª dra. Luciana Miotto, de quem fui aluno em São Paulo. Uma profissional competente e dedicada.
Sérgio L. Drumond
Belo Horizonte - MG

Anônimo disse...

A qualidade de qualquer trabalho acadêmico e científico está na normalização. Gostei muito da chamada. Parabéns ao idealizador do Blog.Kátia Martins, Belém-Pará