quinta-feira, 9 de julho de 2009

Fibras ajudam a manter a boa forma.





Sabe aquela barriguinha chata que você tenta de todo jeito acabar com ela e ela insiste em não diminuir? Pois bem, especialistas em nutrição, professores de academia, esteticistas e médicos em geral admitem que, sem cirurgias, realmente é muito difícil eliminar a gordura abdominal, que não só atrapalha o visual como também faz mal à saúde.

Mas, existem no mercado da estética e saúde procedimentos que podem ajudar a diminuir a gordura localizada e que não precisam ser exatamente cirúrgicos. Além de exercícios físicos, as massagens com drenagem linfática e aparelhos modernos disponíveis em clínicas de estética estimulam o metabolismo da região do abdomem com resultados satisfatórios.

Uma outra forma de tentar melhorar a silhueta é investir em uma alimentação rica em fibras, conforme mostra esta reportagem :


Alimentos com fibra ajudam a reduzir barriga

Talis Maurício
do Agora

Os alimentos com fibra são boas opções para quem está tentando perder a barriga. Isso porque eles auxiliam na absorção de menos gordura e no bom funcionamento do intestino. São ideais para quem quer manter o peso ou faz dieta para emagrecer.

Entre os alimentos ricos em fibra, destaque para as verduras, como alface, couve, repolho e espinafre, além dos legumes, como quiabo, ervilha e vagem. Mamão, maçã, laranja (inclusive o bagaço), iogurte natural e semente de linhaça também têm fibra.

Esse tipo de alimento, porém, não é milagroso, como afirma o endocrinologista Cristiano Barcellos, especialista em obesidade e risco cardiovascular pela USP (Universidade de São Paulo). Ele apenas ajuda as pessoas no processo de emagrecimento.

"Com a fibra, o intestino funciona melhor e a pessoa absorve menos gordura. Ela não é um componente emagrecedor, simplesmente ajuda quem está fazendo uma dieta e exercícios para emagrecer", diz Cristiano Barcellos.

Segundo o endocrinologista, a fibra envolve o alimento gorduroso, como um invólucro, e não o deixa ser absorvido pelo sangue. Ela o carrega até formar o bolo fecal. Depois, a gordura é eliminada sem ser absorvida.

De acordo com a nutricionista Nelly Yoneyama Fortunato, supervisora da área de nutrição do Hospital São Luiz, as folhas são menos calóricas que os outros alimentos ricos em fibra e têm um poder de saciedade maior. Ela explica, no entanto, que não adianta exagerar na picanha e achar que os alimentos com fibra vão eliminar a gordura da carne. É preciso ter equilíbrio.

"Cientificamente, não existe nenhum alimento que faça perder a barriga. Não existe dieta milagrosa. Se você perguntar a dez nutricionistas, todos vão falar em alimentação equilibrada", diz Nelly.

O acúmulo de gordura na região abdominal não é ruim apenas esteticamente. Ele é nocivo à saúde. O benefício de reduzir a barriga é evitar doenças perigosas, como diabetes do tipo dois, hipertensão arterial e desequilíbrios nas taxas de colesterol.

Para tanto, há apenas uma única receita garantida, segundo os médicos: reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

"O que é recomendável para emagrecer e reduzir a gordura abdominal é fazer atividade física regularmente e comer de tudo, mas respeitando as quantidades", afirma Barcellos.
fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: