segunda-feira, 6 de julho de 2009

Minas já tem 123 casos confirmados de gripe suína


O Ministério da Saúde confirmou mais 20 novos casos de gripe suína --gripe A (H1N1)-- o que eleva o número de contaminados para 905 pessoas no país. As confirmações vieram dos Estados do Rio Grande do Sul (7), Paraná (6), Goiás (3), São Paulo (3) e Rio Grande do Norte (1). O órgão mudou o sistema de divulgação de casos.

Já em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou na tarde desta segunda-feira mais dois casos de gripe suína --A (H1N1). Com isso, Minas registra 123 casos da doença, sendo que um dos pacientes está em estado grave.

Ainda de acordo com a secretaria, Minas tem 209 casos sob investigação; outros 193 já foram descartados. Nesta segunda, havia três pacientes com a doença em isolamento no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte (MG).

Um dos pacientes internados está em estado grave. Segundo a secretaria, o rapaz --de 27 anos-- está em isolamento hospitalar desde a semana passada com problemas respiratórios graves. De acordo com o boletim, ele respira com a ajuda de aparelhos.

Uma menina de sete anos também está internada devido a doença. Segundo a secretaria, ela está em isolamento há dois dias e apresenta tosse, mas passa bem. Seu estado é considerável estável pelos médicos.

Outro paciente que permanece internado é uma mulher de 26 anos que chegou da Alemanha no último dia 1º e está internada desde ontem. Ela apresenta tosse, náusea e febre, mas passa bem.

Na sexta, o governo modificou o padrão para a realização de testes e anunciou que somente passarão por exames laboratoriais pacientes considerados graves ou vindo de áreas com surtos localizados.

O último balanço divulgado pelo ministério apontava 73 novos casos de gripe suína, subindo para 885 o total de casos da doença em todo o país. Um novo balanço deve divulgado ainda nesta segunda-feira.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: