terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasil já registra 129 mortes provocadas pela gripe H1N1




A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira mais 13 mortes em consequência da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). Com isso, sobe para 50 o número de óbitos no Estado, e para 129 o número de mortes no Brasil. São Paulo é o Estado com o maior número de vítimas da gripe suína no país.

Também hoje, a Secretaria de Saúde do Paraná anunciou a confirmação de 21 mortes em decorrência da doença, elevando para 25 o número de vítimas no Estado. Já no Rio de Janeiro, foram confirmadas mais três mortes, chegando a 19 o número de mortes de pacientes com a gripe suína.

Segundo balanço da secretaria de São Paulo, as vítimas são:

-mulher, 42 anos, moradora da cidade de São Paulo;
-mulher, 22 anos, moradora da região de Bauru, era portadora de diabetes;
-mulher, 20 anos, moradora da Grande São Paulo, era obesa;
-mulher, 40 anos, moradora da Grande São Paulo;
-mulher, 21 anos, moradora da cidade de São Paulo; tinha bronquite e asma;
-homem, 34 anos, morador da Grande São Paulo;
-mulher, 39 anos, moradora da Baixada Santista, tinha epilepsia;
-mulher, 17 anos, moradora da região de Campinas, estava grávida de gêmeos. Foi submetida a uma cesárea de emergência e os bebês passam bem.
-mulher, 30 anos, moradora da região de Campinas, era obesa;
-homem, 48 anos, morava na cidade de São Paulo; tinha hipertensão arterial severa;
-mulher, 55 anos, moradora da cidade de São Paulo;
-mulher, 37 anos, moradora da região do Vale do Paraíba, estava no sétimo mês de gestação;
-homem, 30 anos, morador da capital, era obeso e tinha problemas hepáticos;

Mais cedo, São Caetano do Sul e Campinas confirmaram mais mortes em decorrência do vírus. A pasta, entretanto, não confirmou se os casos já estão incluídos no balanço divulgado hoje.

Paraná

Com as confirmações de hoje, o Paraná é o Estado com o terceiro maior número de vítimas da gripe, ficando atrás apenas de São Paulo (50) e do Rio Grande do Sul (29).

A secretaria do Paraná não divulgou detalhes sobre os casos --como as regiões onde foram registradas e o período em que ocorreram-- porém, disse que a maioria das vitimas eram adultos jovens, com idades entre 25 e 35 anos. A pasta não soube informar se o balanço inclui a morte divulgada hoje em Londrina.

Rio

Já no Rio, as vítimas são duas mulheres --uma de 32 e outra 33 anos, ambas moradoras do Rio-- e um homem de 30 anos, do município de Pinheiral. As mortes ocorreram entre os dias 22 e 25 de julho, mas o diagnóstico da doença só foi confirmado hoje.

Ontem, a secretaria já havia confirmado sete mortes em consequência da gripe, sendo três gestantes e três crianças.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

No mundo

OMS prevê que gripe suína afetará 2 bilhões; mortes chegam a 1.154

Os infectados pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- já chegam a 162.380 casos, segundo o mais recente balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado nesta terça-feira. Desse total, 1.154 pessoas morreram. A organização informou ainda que, até o final da pandemia (epidemia generalizada), a doença irá afetar mais de 2 bilhões de pessoas.

Até agora, 168 países dos cinco continentes reportaram casos da gripe.

No boletim, a OMS esclarece que o total de casos 'subestima o número real de afetados', já que os países não recebem instruções da organização de reportar cada caso individual e muitas pessoas podem ter o vírus sem perceber por não apresentarem sintomas.

Embora o H1N1 seja altamente contagioso, a organização voltou a afirmar que ele tem efeitos moderados.

"No final da pandemia, entre 15% e 45% da população mundial terão sido infectados pelo vírus. O número de 30% constitui a estimativa média, e isto corresponde a cerca de 2 bilhões de pessoas", afirmou a porta-voz da OMS, Aphaluck Bhatiasevi.

O balanço divulgado nesta terça-feira toma como base os escritórios regionais da organização. Segundo o informe, as Américas são as mais afetadas pela doença, com 98.242 casos e 1.008 mortes.

Em seguida vêm o Pacífico Ocidental, com 26.661 casos e 39 mortes; a Europa, com 26.089 casos e 41 mortes; o Sudeste Asiático, com 9.858 casos, 65 mortes; o Mediterrâneo Oriental, com 1.301 casos e 1 morte, e a África, 229 casos.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fontes: Efe e Associated Press


Em Belo Horizonte-MG

Mais dois casos de gripe suína foram confirmados em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são duas mulheres, de 29 e 14 anos. Nenhuma apresentou algum fato, como viagem, contato com alguém que esteve fora do país ou caso suspeito da doença, que pudesse justificar a contaminação.

Com isso, a capital mineira passa a contabilizar 111 casos confirmados e 595 suspeitos.

Os dois possíveis casos de morte por gripe suína em Belo Horizonte não foram confirmados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os exames desses pacientes, dois homens de 48 e 54 anos, ainda não ficaram prontos.

Fonte: www.otempo.com.br

Nenhum comentário: