segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Rodin e Chagall de graça: eu indico!

Foto que tirei da escultura Le Trois Ombres( As três sombras) de August Rodin

Nesse domingo fui conhecer a Casa Fiat de Cultura, que fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, no bairro Belvedere, próximo ao BH Shopping. Lá se encontram em cartaz duas exposições imperdíveis:

Rodin - Do ateliê ao museu, que apresenta pela primeira vez no Brasil o acervo fotográfico do artista frânces , que revela a forma como foram criadas suas esculturas além de algumas esculturas desse gênio e o Mundo Mágico de Chagall-O sonho e a vida de Marc Chagall que apresenta mais de 300 obras desse outro grande artista francês.

Vale a pena conferir as duas mostras. A entrada é gratuita e a Casa Fíat de Cultura funciona de: Segunda a Sexta de 8h às 18h. As exposições ficam abertas ao público de terça a sexta de 10h às 21h e Sábado, Domingo e Feriados de 14h às 21h.

Amei tudo que vi. As esculturas de Rodin emocionam quem as contempla e aprecia. São de arrepiar, literalmente. As fotografias são muito legais também. Olhando para elas conseguimos sentir a alma de Rodin e sua arte.Também a obra de Marc Chagall me encantou. Se tiver uma oportunidade, não deixe de visitar as duas exposições. Com certeza, você vai sair de lá melhor do que entrou.

Saiba mais sobre :

RODIN- DO ATELIÊ AO MUSEU

Visionário, o escultor parisiense Auguste Rodin (1840-1917), já na segunda metade do século XIX, contratava fotógrafos para que registrassem imagens de seu trabalho diário no ateliê. Fascinado pela fotografia, técnica que nascera apenas um ano antes do artista, Rodin reconhecia a importância da divulgação, na imprensa, de suas esculturas. Revelava, desse modo, certo desejo de controle do olhar dos espectadores sobre sua obra, assim como a vontade de destacar o que considerava mais importante a ser apreciado.

O acervo com tais imagens fotográficas, que revelam a intimidade de Rodin ao criar suas consagradas esculturas, estará pela primeira vez à disposição do público brasileiro, de 13 de agosto a 13 de outubro, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG), e de 27 de outubro a 13 de dezembro, no Masp, em São Paulo (SP). Na mostra Rodin: do Ateliê ao Museu - Fotografias e Esculturas, serão apresentadas 194 fotografias originais que retratam o processo criativo do artista francês, em seu ateliê, de 1880 a 1917.

Além das fotografias, 22 esculturas de bronze e mármore complementam a exposição, que tem como curadores Dominique Viéville, diretor do Museu Rodin, e Hélène Pinet, responsável pelo setor de fotografia do museu
A mostra conta com a presença da monumental escultura Les Trois ombres [As Três sombras], instalada no jardim do Museu Rodin, em Paris, de onde foi retirada para, pela primeira vez, participar de uma exposição fora da capital francesa. Também estarão expostas a versão de L’Éternel Printemps [A Eterna primavera], bronze concebido em 1886, e a escultura Les Bénédictions [As Bênçãos], uma de suas mais bonitas peças em mármore feita entre 1896 e 1911, nunca antes expostas fora do Museu.

O SONHO E A VIDA DE MARC CHAGALL

A magia e a intensidade das cores de Marc Chagall (1887-1985), pintor bielorruso que se fixou em solo francês, chegam ao país em celebração ao Ano da França no Brasil. De 4 de agosto a 4 de outubro, a Casa Fiat de Cultura, sediada em Belo Horizonte (MG), realiza a exposição O Mundo Mágico de Marc Chagall - O Sonho e a Vida, sob curadoria do museólogo Fabio Magalhães. De Minas, a mostra segue para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (RJ), onde permanecerá aberta ao público de 15 de outubro a 6 de dezembro.

Em Belo Horizonte, estão sendo apresentadas mais de 300 obras de Chagall, entre pinturas, guaches, esculturas e gravuras. Destaque para as séries completas de gravuras como La Bible [A Bíblia], Daphnis et Chloé [Dafne e Cloé] e Les Âmes mortes [As Almas mortas], reunidas pela primeira vez no Brasil, assim como a obra Salon de coiffure (oncle Zussy) [Salão de cabeleireiro (tio Zussy)], guache e óleo sobre cartão de 1914, que pertence à Galeria Tretyakov, na Rússia.

Se quiser saber mais sobre o Casa Fíat de Cultura, acesse:

http://www.casafiatdecultura.com.br/imprensa/release.html

E no site acima você vai ter todas a informações também sobre o transporte gratuito que é oferecido para as pessoas que querem visitar as exposições e não têm carro.Um micro-ônibus sai da praça da Liberdade três vezes ao dia levando as pessoas.

Vale a pena conhecer a Casa Fíat de Cultura. Tenho certeza que você vai adorar e se encantar pelas obras desses artistas gênios da humanidade.

É isso aí.No mais, boa cultura e divertimento para você!

Nenhum comentário: